Metodologia de Tratamento
Método
O programa terapêutico desenvolvido no período de tratamento no Instituto Radar Brasil tem como objetivo ajudar o paciente a se tornar uma pessoa livre por meio da mudança de seu estilo de vida. O instituto considera que o paciente pode se desenvolver nas diversas dimensões de um ser humano integral, por meio de uma comunicação livre com a equipe, em uma organização solidária, democrática e igualitária.
O Instituto Radar Brasil é o lugar ideal para quem tem necessidade de liberar as energias vitais para poder se tornar um ser humano no sentido pleno, adulto e autônomo, capaz de realizar um projeto de vida construtivo, de estar bem consigo mesmo e com os outros sem a ajuda de substâncias psicoativas.
O Instituto Radar Brasil é formado por um grupo de profissionais especializados unidos por um objetivo comum com forte motivação para provocar mudanças que ocorrem, na maioria das vezes, em um momento de crise, quando o indivíduo apresenta desestruturação nas áreas física, mental, espiritual, social, familiar e profissional. É nessa hora que ele diminui defesas, resistências e demonstra maior disponibilidade e abertura para as mudanças porque não tem nada a perder. O objetivo do Instituto Radar Brasil é o crescimento das pessoas por meio de um processo individual e social. E o papel da equipe terapêutica é ajudá-las a desenvolver seu potencial.

No Instituto Radar Brasil há quatro etapas para o tratamento da dependência química:
Avaliação médica e psicológica
O paciente é avaliado por um médico psiquiatra, clínico geral, equipe de enfermagem, acompanhado de um psicólogo para iniciar a desintoxicação. Para isso, a critério do médico, poderá ou não ser utilizado um recurso medicamentoso. Nesta fase, o paciente é observado cuidadosamente para que possa ser diagnosticada qualquer doença associada ou outras patologias não detectadas.
Conscientização
Fase em que o paciente adquire conhecimento sobre sua patologia. Por meio de palestras, vídeos, leituras e dinâmicas de grupo, ele conhece o universo da dependência química como história, fatores que podem causar a doença, critérios para diagnóstico, comprometimento biopsicossocial e prognóstico.
Desenvolvimento de habilidades
Nesta etapa, praticamente restabelecido das consequências físicas e psicológicas da dependência química, o residente começa a conhecer os recursos externos e internos que serão usados para se manter abstêmio do uso de álcool ou outras drogas. Fatores de risco e de proteção, sinais e sintomas da recaída, PPR, são alguns dos conhecimentos que o residente recebe nessa fase.
Preparação para a ação
É a última fase da internação, momento em que o paciente elabora, com a equipe terapêutica e familiares, o seu Plano de Alta, que conterá metas realísticas, nas diversas áreas da vida, de curto, médio e longo prazo, a serem colocadas em prática após a saída do Instituto Radar Brasil.
Paralelamente a estas etapas, o residente do Instituto Radar Brasil é acompanhado periodicamente por nossos médicos, psiquiatra e clínico geral, atendido semanalmente por um psicólogo. Durante sua estadia, o residente trabalhará sua carga emocional pregressa, além de se instruído a identificar gatilhos que possam levá-lo à recaída. A autoestima, a autoimagem e a superação de barreiras emocionais e motivação para mudança são alguns dos objetivos deste processo.
O tratamento tem duração de seis meses e acontece em um ambiente seguro, instrumento imprescindível na recuperação de dependentes químicos.
